História da OAB Itapema
Em 07 de março de 2002, um grupo de 55 (cinquenta e cinco) advogados militantes na comarca de Itapema, liderados pelos doutores Eliseu Casagrande, Juçara Adelina Soares Flor e Reti Jane Popelier, esta que na época era a Presidente da Subseção da OAB de Balneário Camboriú/SC, considerando o expressivo crescimento do número de advogados da região, reuniram-se para protocolarem junto à OAB de Santa de Catarina um ofício assinado por todos requerendo a criação e instalação da Subseção de Itapema/SC.
O movimento visou, principalmente, atender os direitos e interesses dos cidadãos e também viabilizar o próprio acesso à justiça, assim como salvaguardar os direitos humanos e sociais da comunidade local.
Tal requerimento contou com o apoio de diversas entidades locais, tais como a Câmara de Vereadores e o Tabelionato de Notas e Protestos de Itapema.
Assim, o processo de criação foi instaurado e teve tramitação regular, até que, na Sessão do Conselho Pleno da Seccional de Santa Catarina, foi aprovada a criação da Subseção de Itapema, e, através da Resolução nº 05/2005 da OAB de Santa Catarina, restou efetivamente instalada, em 02 de maio de 2005, pelo Presidente da Seccional Dr. Adriano Zanotto.
Nesse mesmo ato, foi eleita a Primeira Diretoria da OAB de Itapema, ainda que provisória, composta pelos advogados: Presidente Eliseu Casagrande, Vice-Presidente: José Domingos de Andrade, Secretária Geral: Alessandra Finger Toscan, Secretário Adjunto: Francisco Ortigara, Tesoureiro: Márcio André Sachet, cujo mandato se estendeu até 31/12/2006.